23 fevereiro 2009

Travessia Pinhal Novo – Monsaraz- Casa Branca












De 01JAN a 04JAN09 320 Kms

“[...] Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias tristes em casa me esconder.
Prefiro ser feliz, embora louco, que em conformidade viver.”


Os dias cinzentos e chuvosos previstos para o início de 2009, a noitada da passagem de ano e a sangria feita com vodka “Raskaminov”, não impediram a vontade de partir.
Para viver em plenitude é preciso estar em constante movimento, só assim, cada dia é diferente do anterior.
Rumo Sul, a ideia era seguir o mesmo trilho feito pela ancestral Romaria que liga a cidade da Moita a Viana do Alentejo. Íamos abençoados com tanta água vinda de todos os lados.
Durante o deslocamento, quando passávamos nas aldeias, olhamos e pensamos: “aqui tudo é igual...”.; por existir um amanhã e não querer a mesma rotina diária, sigo a ideia do poeta, “seja para onde for, seja como for”, importa partir.
Sei perfeitamente que existem lugares que convidam a ficar. Monsaraz é, por mérito próprio, uma vila medieval muito actual que nos transmite tranquilidade.
Esta vila é um símbolo para mim, foi bom ter voltado uma outra vez. Aqui demoramo-nos porque nos sentimos bem.
Nas suas ruas ainda perdura o presépio com figuras gigantes e o ambiente natalício. Tiro fotos, compro o tão almejado quadro que me faça recordar o Alentejo e transporto todo este cenário e os momentos enquanto ali vivi, percebendo que nada muda o que vivi e vi até então.
Aqui, não preciso de GPS, cada bifurcação, cada pedaço de caminho é-me familiar pois foi esta zona que me iniciou na grande paixão pela procura de grandes horizontes e paisagens.

1 comentário:

Vanderbike disse...

Procurava na rede global uma travessia a Partir de Pinhal Novo, dou com um blog simplesmente fenomenal....Parabens pelo reportório biclista que é de fazer inveja a qualquer um....
Poderia por bondade disponibilizar o track desta travessia ou outras do genero?
Obrigado
José Carlos (agropec@iol.pt)